Projeto Doe Esperança, a economia circular na prática

17 / 11 / 2023

Você já ouviu falar em economia circular? Diferente da economia linear, que trabalha com começo e fim dos produtos e uma única, e geralmente breve, vida útil, a economia circular é um modelo econômico pensado e com foco em sistemas de produção e consumo em circuitos fechados que prolongam a vida útil dos produtos. Aliando cuidado e responsabilidade ambiental, a Hope criou o Projeto Doe Esperança, que tem como base o conceito de economia circular.

Para a Hope, não basta ter um produto diferenciado e ser uma das marcas mais reconhecidas em moda no país, é preciso ir além, contribuindo para um mundo melhor, desde as ações mais simples até as mais complexas.

A Economia circular como modelo de gestão moderna e social

Em um mundo de recursos finitos, é imprescindível pensar a durabilidade dos produtos e reutilização como uso controlado e responsável de matéria prima. Tendo em mente um país com tamanha desigualdade social como o Brasil, expandir a vida útil de uma peça faz ainda mais sentido, principalmente se essa peça circular pelas mãos de pessoas socialmente vulneráveis.

Economia Circular é antes de mais nada um conceito estratégico baseado na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Transformando a ideia de fim-de-vida da economia linear em começo de nova vida.

Aplicar a economia circular vai além de somente implantar a gestão de resíduos e reciclagem. Ela implica uma visão e ações mais expandidas, que englobam desde repensar processos de maneira geral, como também produtos e formas de realizar negócios até a ponta da reutilização de recursos.

Em outras palavras, é fazer circular com eficiência, produtos, peças, componentes e outros materiais, dentro dos ciclos de pensar, fazer e distribuir. Tudo isso com o intuito de desenvolver novos produtos e também serviços que sejam, claro, economicamente viáveis, mas também ambientalmente eficientes. 

Quanto mais durabilidade, possibilidade de reutilização, reciclagem, diminuição de resíduos e usabilidade por parte das pessoas, melhor para todos e para o meio ambiente. A grande proposta da economia circular é manter o valor de produtos e materiais durante o maior período possível, inserido no ciclo econômico.

O modelo de economia circular traz diversos benefícios a curto e longo prazo, tais como:

  • Volatilidade no preço das matérias-primas e limitação dos riscos de fornecimento;
  • Novas formas de se relacionar com o cliente, criação de programas de reuso, novos modelos de negócio;
  • Melhoria na competitividade da economia – leva vantagem quem inovar primeiro;
  • Contribuição para a conservação de matérias-primas naturais, redução das emissões de poluentes e resíduos, além do reforço no combate às alterações climáticas.

O Projeto Doe Esperança

O Projeto Doe Esperança da Hope surgiu principalmente da observação do comportamento de consumo, de um lado, e das necessidades de quem precisa, mas não pode consumir, do outro.

A proposta do projeto visa, entre outras coisas, ressignificar e desmistificar a relação das mulheres com a doação de peças íntimas. O que até então era impensável.

Até muito tempo atrás, a maioria das mulheres costumava jogar fora, rasgar e até queimar lingeries em bom estado pela falta de uso ou aquisição de novas peças. Enquanto isso, milhares de mulheres de baixa renda ou até mesmo em situação de rua sequer têm acesso ao mínimo de dignidade de usar uma simples calcinha ou sutiã.

Como funciona o Projeto Doe Esperança 

A ideia é simples e a parte mais “difícil” fica com a própria Hope. O projeto consiste em um passo a passo da seguinte forma:

  1. A mulher pode doar calcinhas, sutiãs e pijamas, inclusive de outras marcas, não há obrigação de ser da marca Hope, em bom estado e higienizados. Ou seja, nada rasgado ou quebrado, e precisa ter passado por uma lavagem simples em casa antes;
  2. As peças para doação devem ser levadas até um posto de coleta em uma unidade Hope e depositada na urna. O restante do processo é com a equipe Hope;
  3. E equipe seleciona as peças em reais condição de doação;
  4. As peças passam por processo de higienização e depois encaminhadas a instituições sociais.

Para quem ainda tem dúvidas sobre a possibilidade de reuso de roupas íntimas, a Hope conversou com médicos especialistas e eles garantiram que a lavagem industrial consegue eliminar os agentes infecciosos.

Faça parte de uma marca que doa esperança. Seja um franqueado Hope. https://franquias.grupohope.com.br/seja-um-franqueado/

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens Recentes