No ano de 2023, o mercado de franquias teve uma boa recuperação, após a ressaca da pandemia. O crescimento acumulado foi de 13,8%, com um faturamento de R$ 240,6 bilhões, de acordo com a ABF. Esses números reforçam a robustez do setor e projetam mais prosperidade no futuro. Contudo, não são apenas números, mas também tendência em franquias que podem fazer a diferença no futuro do negócio.
Como uma empresa atuante e atenta, a Franquias HOPE compilou para você as tendências em franquias que prometem modificar muitos aspectos do mercado em um futuro próximo. Lembre-se de que muitas coisas que nascem como tendência se tornam o padrão em pouco tempo. Vamos a elas.
1. Inteligência artificial e novas tecnologias
A primeira tendência em franquias que vamos abordar é o uso crescente de inteligência artificial (IA) e novas tecnologias. A IA pode ser utilizada para melhorar a eficiência operacional, personalizar o atendimento ao cliente e prever demandas futuras. Na verdade, não há limites para a aplicação, as empresas é que vão descobrir o uso mais apropriado para a IA no seu negócio.
A implementação de chatbots para atendimento ao cliente e sistemas de IA para gestão de estoque e análise de dados são exemplos de como a tecnologia pode transformar uma franquia. Além disso, tecnologias como realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV) estão sendo testadas para proporcionar experiências de compra imersivas.
2. Geolocalização
Outra tendência em franquias cada vez mais consolidada é o uso da geolocalização. Com essa tecnologia, as franquias podem escolher locais estratégicos para suas lojas, garantindo maior visibilidade e acessibilidade.
É possível utilizar dados de geolocalização para identificar áreas com alta concentração de público-alvo, otimizando a localização de novas unidades. Além disso, campanhas de marketing baseadas em localização podem atrair mais clientes para as lojas físicas.
Nesse sentido, quanto mais se souber sobre as pessoas, mais forte a certeza de agir para conquistar sua atenção no local mais apropriado.
3. Novas formas de pagamento eletrônico
A inovação nas formas de pagamento eletrônico é uma tendência em franquias que não pode ser ignorada. Com a popularização de carteiras digitais, pagamentos por aproximação (NFC) e criptomoedas, as franquias precisam estar preparadas para oferecer essas opções.
Uma novidade que se encontra em gestação é o Pix por aproximação, uma tecnologia que o Banco Central lançará em breve e que deve modificar toda a experiência do consumidor em relação a pagamentos. O impacto pode ser muito positivo para as franquias e, claro, para as pessoas.
Muitas franquias já estão adotando tecnologias de pagamento que facilitam e agilizam a experiência de compra dos clientes, promovendo maior conveniência e segurança nas transações.
4. Humanização nas relações
A HOPE entende a importância de manter um toque humano em todas as interações. Isso se traduz em um atendimento personalizado, no qual os clientes são tratados de forma única, e em iniciativas que promovem um ambiente acolhedor nas lojas.
A humanização também envolve a criação de uma cultura empresarial que valoriza e cuida dos colaboradores, reconhecendo que funcionários felizes contribuem para satisfazer os clientes.
Ao investir na humanização das relações, as franquias se alinham a novas práticas sociais no trabalho e no atendimento às pessoas, o que é muito bem visto no mundo dos negócios.
5. LGPD e privacidade de dados
Com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a privacidade dos dados se tornou um tema essencial para as franquias. Com a coleta e guarda de dados, elas precisam se comprometer em garantir que os dados dos seus clientes sejam tratados com a máxima segurança e transparência.
As informações dos clientes são estratégicas para o negócio, por isso, além de estimular a produção de dados nas franquias, é necessário também proteger esse patrimônio da empresa e a privacidade das pessoas.
Assim, devem investir na adoção de políticas rigorosas de privacidade e na utilização de tecnologias para proteção de dados. As franquias precisam estar atentas a essas regulamentações para evitar multas e manter a confiança dos consumidores.
Tendências em franquias com a HOPE
As tendências em franquias para os próximos anos apontam para uma transformação significativa no setor, com uma ajuda essencial da tecnologia e a partir das novas expectativas das pessoas.
A HOPE, com sua liderança no mercado de moda íntima e fitness, está bem posicionada para aproveitar essas tendências. Elas fazem parte de uma visão do futuro como também orientam as estratégias de crescimento e inovação da Franquias HOPE.
Com uma abordagem proativa e focada no cliente, a HOPE continua a ser uma referência no mercado, preparada para liderar o caminho nas próximas décadas.
Gostou de saber mais sobre as tendências em franquias? Temos muito mais para compartilhar caso você seja nosso franqueado. Conheça a Franquias HOPE.