Reputação digital: por que ela é importante para as franquias?

20 / 12 / 2024

Você sabe o que significa o termo reputação digital? Trata-se da maneira como a imagem de uma determinada marca é percebida pelo público a partir de algumas ações, entre elas, a própria experiência de compra.

Para colher os frutos dessa reputação que é construída ao longo do tempo, é preciso que a empresa responsável monitore os dados repercutidos na mídia para determinar estratégias convenientes.

A reputação digital não é construída do dia para a noite. Ela vai aumentando a cada opinião (positiva ou negativa) que o cliente registra na Internet por meio das redes sociais, blogs, comentários, etc. Essas sinalizações são fatores de escolha para novos clientes que pesquisarem sobre a marca e seus produtos.

A opinião dos consumidores é fundamental para a decisão de outros tantos. Uma pesquisa recente, realizada pela Ipsos, mostrou que 87% dos entrevistados usou o celular para pesquisar sobre um produto ou serviço antes de comprar.

Ou seja, uma franquia (rede ou unidades) que queira manter alto o seu patamar de vendas e sucesso precisa trabalhar para que a sua relação com o público seja, de fato, positiva. Consequentemente, a opinião disseminada será também.

Relevância

Além da avaliação dos clientes, a reputação digital é construída com o auxílio da própria Internet e suas plataformas. Por exemplo, o Google utiliza a opinião dos consumidores para posicionar a marca nos resultados de busca. Isto significa que franquias mal avaliadas podem perder a relevância nesse ranqueamento.

Outra coisa, uma reputação negativa, neste sentido, impacta o famoso “boca a boca”, prejudicando as unidades franqueadas. Portanto, é primordial também que os próprios investidores, ao escolherem uma franquia para investir, avaliem a reputação digital da marca, uma vez que o seu sucesso dependerá dos resultados dessa pesquisa.

Vantagens

Levando em consideração que os meios digitais são cada vez mais relevantes para o público, a reputação digital deve ser considerada por franqueadores e franqueados como uma grande aliada. Se bem trabalhada, ela pode gerar uma série de vantagens, as quais você acompanha agora.

1. A marca passa a ser mais procurada

Com uma boa reputação digital, a franquia passa a ser mais procurada pelos consumidores, uma vez que a presença na Internet é fundamental. A opinião dos clientes, se positiva, tende a elevar o engajamento das franquias, inclusive de quem está começando as atividades de uma loja franqueada.

2. O desempenho melhora 

A visibilidade aumenta a procura do público pela marca. Isso porque o cliente tende a querer para si aquilo que está dando certo para outras pessoas. A prática da avaliação chama muito a atenção. Por exemplo, as redes sociais são ferramentas indispensáveis neste sentido, pois dão espaço para comentários, curtidas e mensagens diretas. Quando uma franquia é bem avaliada, o seu desempenho melhora também porque ela obterá um aumento na procura por seus produtos e serviços.

3. Vantagem competitiva

A vantagem competitiva de uma franquia tende a aumentar a partir de avaliações positivas, posicionando-a em destaque ante a concorrência. Logo, quem ganha com isso são os franqueados, cujo negócio terá diferenciais no mercado. Ou seja, é muito mais vantajoso empreender com uma marca que tenha uma imagem positiva no mercado e uma reputação digital já construída. O franqueado tem tempo para se preocupar com outras questões, uma vez que a sua loja já está alicerçada.

Para construir sua reputação digital, a Franquias HOPE realiza ações de gerenciamento online, de modo que seja possível otimizar o seu relacionamento com o cliente e manter a sua imagem sempre satisfatória no mercado.

Nossa franquia conhece as plataformas mais usadas pelo público para falar a nosso respeito, utilizando cada situação para criar ações estratégicas de relacionamento, experiências e vendas. Neste sentido, novos clientes são alcançados e fidelizados.

Quer saber mais sobre nosso modelo de negócio? Entre em contato conosco.

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