O franchising é uma das melhores oportunidades de negócio. Quando a unidade franqueada tem uma gestão eficaz, em que há boa liderança e entendimento do modelo de negócio, é possível garantir um sucesso a longo prazo.
Como responsável de uma das principais marcas do franchising, a Franquias HOPE apresenta agora oito dicas sobre como gerenciar a sua franquia de forma eficiente, incluindo atendimento ao cliente e relacionamento com o franqueado. Confira!
1. Conheça o modelo de negócio
É imprescindível que o gestor de uma franquia conheça a fundo o seu modelo de negócio, desde as políticas da franqueadora até o mercado do qual a marca faz parte. É muito importante estudar os manuais operacionais, além de participar ativamente dos treinamentos oferecidos pela matriz e entender as expectativas e os padrões estabelecidos para a marca.
Em nossas franquias, o objetivo dos treinamentos é proporcionar uma base sólida e um conhecimento aprofundado, uma vez que isto possibilitará a tomada de decisão com base nas diretrizes da nossa rede.
2. Entenda a importância do atendimento ao cliente
A principal engrenagem de uma franquia é o atendimento ao cliente. Investir nessa atividade é garantir o sucesso absoluto do negócio. Por isso, vale a pena oferecer treinamentos às equipes, de modo que os profissionais tenham capacidade de executar serviços de alta qualidade e com consistência.
Nós da Franquias HOPE incentivamos a cultura da hospitalidade e da cortesia para que o atendimento seja o melhor possível e os clientes se sintam sempre valorizados. O atendimento ao cliente é muito importante porque, além de fidelizar o público, atrai novos apaixonados pela marca. O segredo, neste caso, é o famoso boca a boca positivo.
3. Padronize os processos operacionais
O sucesso de uma rede, como a Franquias HOPE, depende da padronização. Logo, é fundamental que a sua franquia siga os processos operacionais definidos pela franqueadora, de modo a garantir solidez para o negócio e toda a rede.
Algumas medidas podem ajudar, entre as quais, checklists diários, semanais e mensais. Eles ajudarão a controlar a conformidade com os padrões estabelecidos para a marca.
4. Invista na comunicação
A comunicação entre o gestor de uma franquia com a sua equipe deve ser clara e aberta. Para isso, é preciso abrir canais eficientes por meio dos quais todos possam expressar suas opiniões e ser ouvidos. Além disso, é muito importante ter também uma perfeita comunicação com a matriz, participando de reuniões, treinamentos e conferindo as atualizações enviadas.
A Franquias HOPE, por exemplo, possui uma plataforma de comunicação com seus franqueados para efetivar o relacionamento, ampliar as oportunidades, discutir desafios e promover uma cultura de colaboração.
5. Saiba gerenciar as finanças
A gestão financeira deve ser feita com precisão, de modo que os responsáveis mantenham um controle rigoroso dos fluxos de caixa, despesas e receitas (entradas e saídas). Alguns softwares de gestão ajudam com o acompanhamento dos indicadores de desempenho para facilitar a tomada de decisão, que será baseada em dados.
A Franquias HOPE incentiva seus franqueados a reservarem fundos de emergências e a investirem parte dos lucros na melhoria contínua do próprio negócio.
6. O marketing local merece a sua atenção
A Franquias HOPE cuida do marketing dedicado à marca em todo o país. No entanto, você pode investir em campanhas locais, dedicadas exclusivamente à sua loja. Vale usar as mídias sociais, participar de eventos regionais, estabelecer parcerias locais e criar promoções que atraiam a atenção do público na respectiva região.
Muitas estratégias de marketing podem ser adaptadas para atender as necessidades específicas de cada unidade franqueada em sua localidade.
7. Avalie o desempenho da franquia
Além de conhecer os números da franquia, é preciso avaliar seu desempenho regularmente, de modo a identificar melhorias e reparos, mas também celebrar as conquistas.
Métricas e indicadores-chaves de desempenho (KPIs) são ótimos para isso, pois ajudam com o monitoramento de diversos aspectos. Entre eles, as vendas, a satisfação do cliente, a eficiência operacional e a retenção de talentos.
Com esses resultados em mãos, você consegue identificar tendências, ajustar estratégias e manter a franquia no caminho certo rumo aos objetivos.
8. Dê importância à satisfação dos colaboradores
Quanto mais satisfeito o seu colaborador estiver, mais produtivo e comprometido ele se mostrará. O sucesso da sua franquia depende sim dos seus talentos. Portanto, invista em programas de treinamentos e desenvolvimento profissional.
Ofereça também, benefícios que incentivem os resultados e crie um ambiente de trabalho positivo e motivador. Promover o senso de pertencimento é fundamental.
Aqui, sugerimos oito dicas para você gerenciar a sua franquia de forma eficiente, pois a Franquias HOPE entende que dedicação, habilidades de liderança e abordagens estratégicas de todas as operações são primordiais para o sucesso.
Seguindo essas sugestões você estará mais preparado para os desafios do empreendedorismo e do mercado, e garantirá o sucesso esperado para a sua franquia. Conheça a Franquias HOPE e os seus elementos-chave para o sucesso: consistência, qualidade e inovação.
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