Projeções do mercado de moda íntima, praia e fitness

19 / 10 / 2023

O universo da moda é sem dúvidas um dos mais dinâmicos, já que acompanha as mudanças de estação, e tem a inovação e criatividade como cerne. Por isso, cada ano traz novas tendências para o que vestir em casa, na praia e nas atividades físicas.

Ainda que haja mudanças no mercado de moda íntima, praia e fitness, algumas tendências conquistam o público de maneira tal que se mantêm para os anos seguintes.

2023 foi um ano pós pandemia, em que o retorno à vida social, à praia e à academia tiveram força total. Vamos ver quais são as projeções de mercado.

Moda íntima 

Quando falamos em moda íntima, contemplamos não somente lingerie, calcinhas, sutiãs e cuecas, mas também camisolas, pijamas, baby dolls, espartilhos, robes, cintas, modeladores e demais peças que tenham contato direto com a pele.

É um mercado amplo e variado que vem se modificando ao longo dos anos, no qual conforto e tecnologia vêm sendo as palavras-chave e também as maiores demandas, em especial das consumidoras.

O ano de 2023 seguiu com o mercado em alta e alguns caminhos importantes a serem observados:

  • Lingerie à mostra: a roupa de baixo vem ganhando novos aspectos e inclusive aparecendo mais no look, por isso, novos modelos, cores e tecidos são importantes para se manter competitivo no mercado.
  • Conforto e tecnologia:  peças sem costura, tecidos inteligentes e ecológicos, tamanhos, formatos e modelos variados estão no radar da consumidora. É preciso aliar beleza, moda, conforto e também sensualidade.

Moda praia

Em um país tropical de sol praticamente o ano inteiro, a moda praia tem um lugar de destaque e importância econômico-social. Segundo uma pesquisa da ResearchAndMarkets.com, deverá haver um crescimento anual de 6,3% até 2026.

A moda praia abarca mais do que maiô, biquíni e sungas, abarca peças como saídas de banho, vestidos, shorts, croppeds, calças e blusões, por exemplo.

Em relação a tecidos, o crochê é item de desejo geral, além de oferecer conforto e beleza, ainda é leve e fresco. Os modelos de biquínis e maiôs ganham formatos e recortes diferenciados, além de cores bem vivas, inclusive os tons neon.

Algumas peças nostálgicas voltam ao presente, como calcinha asa delta e maiô engana-mamãe.

Moda fitness 

O mercado fitness brasileiro é um dos maiores do mundo, aliás, ocupa a terceira posição, tendo Canadá e Estados Unidos à frente, por isso segue sendo uma excelente oportunidade de negócios.

Em termos de moda, basta dizer que nos últimos anos a venda desse tipo de vestuário cresceu em 30% e levou diversas marcas de moda investirem na categoria fitness. A projeção é que o setor venda mais do que em 2019 (6,44 bilhões de peças) com essa “ajudinha” da roupa de se exercitar.

Para além das leggings, as calças largas ocupam a preferência das consumidoras. As peças únicas, que costumam dividir opiniões, também ganham destaque, com macacões longos ou curtos trazendo mais praticidade. As cores para a moda fitness acompanham a moda praia com tons fortes e neon.

O mercado de moda praia, íntima e fitness no geral

Assim como outros segmentos, o mercado de moda praia, íntima e fitness deve seguir algumas tendências gerais mais voltadas para o comportamento de consumo atual e os anseios e preocupações da consumidora com questões sociais e ambientais.

Neste sentido é preciso investir em:

  • Estratégia de Omnichannel: a pandemia fez crescer rapidamente o consumo online, o serviço de delivery e a multicanalidade de maneira geral. Todos os mercados foram afetados com essa maneira de oferecer conveniência ao consumidor e ela segue cada vez mais firme. Oferecer vários canais de venda e atendimento para a consumidora e interligá-los é algo do qual não se pode fugir. Isso inclui o uso de redes sociais para divulgação da marca e aproximação com a consumidora.
  • Sustentabilidade: material, processo de fabricação, distribuição e vendas precisam ter em suas agendas a questão da sustentabilidade. Cada vez mais as consumidoras se importam com a origem do que vestem.
  • Peças inclusivas: a variedade de corpos precisa ser contemplada na moda íntima, desde as mulheres mais baixinhas às mais altas, como das magrinhas as de quadris mais largos, passando por seios pequenos e grandes. Tudo isso levando criatividade e sensualidade.

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