Um dos diferenciais das lojas Hope sem dúvida está no seu projeto arquitetônico. Há quase 60 anos no mercado, a marca acompanha as mudanças e transformações do mundo em vários aspectos, em especial no comportamento de consumo e os impactos nas vendas.
Um dos aprendizados trazidos pelo tempo e experiência é o de que o ponto-de-venda deve ser um lugar onde o cliente se sinta confortável e à vontade para estar e se demorar, aumentando assim o potencial de realização de compra.
Uma das estratégias de marketing e merchandising trata justamente da organização do layout de loja, tanto da parte interna quanto em relação à vitrine. O começo de tudo se dá pelo projeto arquitetônico, que deve aliar beleza, funcionalidade e bem-estar.
Em se tratando de rede de franquias, deve ser pensado de maneira a ser de fácil padronização a partir de prédios já existentes, como é o caso dos projetos da Hope Duo e Hope Resort.
Conceito do projeto arquitetônico Hope
Ainda que cada marca do Grupo Hope tenha linhas próprias, o propósito de cada uma está atrelado ao propósito maior da marca e do posicionamento. Assim sendo, há um conceito universal no projeto arquitetônico que desde 2018 começou a ser implementado.
A ideia é que o ambiente de loja passe à clientela e aos visitantes a mesma sensação das peças de cada marca. Por exemplo, em se tratando da marca Hope de moda íntima, denota sensualidade, mistério, modernidade, conforto e segurança.
Para a moda praia e fitness, referente a marca Hope Resort, a ideia é demonstrar o bem-estar e versatilidade da marca, que veste a mulher desde o lazer da praia e piscina, à prática de esportes e passeios diversos. Por isso, tem um conceito orgânico, despojado e natural, com uso de madeira clara, plantas e manequins em poses esportivas e de lazer.
A importância do visual merchandising
O Visual Merchandising ou VM faz parte das estratégias de Marketing que contribuem para o reforço do posicionamento e identidade de uma marca. Através do projeto arquitetônico e do layout de loja, o VM tem o intuito de atrair a atenção dos passantes, despertando o desejo de entrar no ponto de venda e oferecer uma experiência prazerosa dentro do ambiente de loja.
Dessa maneira, tudo importa quando o assunto é visual merchandising. Iluminação, cores, móveis, disposição de objetos, vitrine, decoração, som e até o perfume do ambiente. A proposta é aguçar os cinco sentidos a fim de conduzir o cliente a sensações positivas e agradáveis que o levem a efetivar uma compra.
Uma das coisas importantes em relação ao visual merchandising é que ele acontece na ponta final da jornada de compra. Ou seja, o cliente já foi fisgado a ir à loja, já estão diante dos produtos e da equipe de vendas, dessa maneira falta pouco para realizar a compra.
O projeto arquitetônico Hope Resort
Vidros, madeira, metal e iluminação clara, refletidos pelo piso de cimento queimado claro, dão o tom do projeto arquitetônico Hope Resort, que faz bastante uso de painéis ripados e araras em dois níveis para peças curtas e longas.
Pranchas e nichos trazem objetos de decoração e fotos de modelos que representam a marca, bem como algumas marcas em destaque. A loja tem peças nas laterais, deixando no centro espaço para circulação e ilhas para análise das peças retiradas para provas e escolhas.
O projeto arquitetônico Hope Duo
Hope Duo é um modelo de loja voltado para atender às demandas de praças menores, ou seja, cidades com menos de 200 mil habitantes, através de um mix mais variado que contempla produtos da marca Hope Resort e Hope.
O layout de loja já na vitrine deixa claro que se tratar de uma loja de marcas integradas. A separação das peças é feita pelas laterais. De um lado as peças de moda íntima; do outro, as de praia e esportivas, facilitando o tráfego de consumidoras e a visualização das peças.
O pé direito da loja é bem alto, promovendo mais amplitude e ao mesmo tempo imponência, já que se trata de uma loja exclusiva de rua, e por isso deve chamar atenção. O corredor de circulação recebe pequenas ilhas, cada uma com mostras de peças das marcas.
Invista em quem investe em qualidade e em imagem de marca. Seja um franqueado Hope Duo: https://franquias.grupohope.com.br/seja-um-franqueado/