As ações de ESG do Grupo Hope

1 / 12 / 2023

As mudanças climáticas, as desigualdades sociais e as novas relações de trabalho exigem das empresas novas atitudes frente aos desafios do mundo contemporâneo. É nesse cenário que as práticas de ESG ganham força como uma série de ações que colocam a empresa em um lugar de responsabilidade e compromisso junto a consumidores, concorrência, fornecedores, colaboradores, investidores em relação ao meio ambiente, ao social e ao corporativo.

Ciente do seu papel social, o Grupo Hope se mostra comprometido com o futuro e preocupado com a sociedade e a forma como seus produtos se relacionam com o meio ambiente. Por isso, vem desenvolvendo ações de ESG (Meio ambiente, Social e Governança) importantes e que o diferencia verdadeiramente de outras marcas e franqueadoras.

O que é ESG na teoria e prática

ESG é uma maneira de mensurar a sustentabilidade de uma empresa ou instituição através de três pilares:

Environmental (Meio ambiente) – Tem a ver com a forma com a qual a empresa lida com assuntos como: gestão de resíduos; política de desmatamento (quando aplicável); uso de fontes de energia renováveis; posicionamento em relação a questões de mudanças climáticas, para citar alguns exemplos;

Social – Está ligado à maneira como a empresa lida com seus funcionários (compliance, plano de previdência, turnover, salário, envolvimento com a gestão, plano de carreira, plano de saúde, entre outras ações) e também fornecedores e parceiros em relação a trabalho infantil, trabalho escravo, atuação em áreas desmatadas ou queimadas, transparência e outros aspectos sociais importantes;

Governance (Governança) – Vinculada à gestão da empresa e sua transparência financeira e contábil, elaboração e compartilhamento de relatórios financeiros completos e honestos, além de remuneração dos acionistas e outras questões.

Em tempos atuais, a credibilidade e o valor de uma empresa já não são mais medidos somente do ponto de vista financeiro, a ESG passa a ser um componente valioso para a análise de um negócio. É preciso avaliar o quanto ela está envolta nas questões de sustentabilidade na prática e não somente se utilizando de condutas com as de greenwashing, quando a empresa maquia suas ações para se fazer parecer sustentável.

É importante destacar que o ESG também incorpora as questões de rentabilidade da empresa, deixando claro que propósito, responsabilidade ambiental e social são indissociáveis, ou seja, não são excludentes, mas ao contrário, complementares.

ESG é validação da consciência do papel da empresa com todos os envolvidos dentro e fora dela e da sua capacidade transformadora como geradora de negócios, de empregos e de impactos ambientais.

Para ser ranqueada no índice ESG, a empresa deve estar listada na Bolsa de Valores ou, ao menos, estar se organizando para tal. A pontuação se dá por agências especializadas, sejam comerciais ou sem fins lucrativos.

Grupo Hope e ESG

Segundo Sandra Chayo, sócia-diretora de marketing e estilo do Grupo Hope, a temática ESG faz parte da cultura desde a criação da companhia. Hoje metade de tudo o que a Hope produz é feito com tecido biodegradável, além do mais o Grupo Hope, via marca Hope, foi a primeira empresa de moda íntima a investir em economia circular.

Tanto que lançou o Projeto Doe Esperança, a partir do qual não só estimula como cuida de todas as etapas da doação de peças de moda íntima para reutilização após triagem e lavagem industrial. As peças são entregues a ONGS e instituições que fazem a distribuição de calcinhas, sutiãs e pijamas para mulheres em vulnerabilidade social.

Para manter e preservar a cultura da sustentabilidade e ao mesmo tempo se reinventar, o Grupo Hope implantou no ano de 2018 seu primeiro conselho consultivo, que tem entre os conselheiros externos, Tallis Gomes, fundador da Easy Táxi. De acordo com Sandra, o Tallis ajuda o grupo a sair da zona de conforto e ter comportamento de startup, mesmo tendo quase 60 anos de mercado.

Algumas ações práticas de ESG do Grupo Hope são:

  • Calcinhas absorventes e reutilizáveis;
  • Linhas de produtos feitas com tecidos biodegradáveis que, quando descartados corretamente, se decompõem em até 3 anos – quando um tecido de microfibra comum levaria 50 anos;
  • Peças desenvolvidas a partir do uso de fios reciclados de garrafa PET! Com a mesma durabilidade de peças com tecido comum, são 100% reutilizáveis e recicláveis e ajudam na redução do impacto ambiental;
  • Coleção Green desenvolvida com tecido modal, de baixo impacto ambiental, no qual são utilizadas 20 vezes menos água do que o algodão, por exemplo. Essa fibra também não tem substâncias tóxicas e é super respirável, além de ser plant based;
  • Apoio a “Associação Toque de Vida” e “Deusas da Mama”, do Ceará, com doações de matéria-prima residual para confecção de sutiãs e enchimentos às pessoas em tratamento contra o câncer de mama;
  • Representatividade e inclusão. Atualmente 85% do quadro de colaboradores é composto por mulheres, sendo 76% cargos de liderança.

Invista em uma franquia onde o ESG é coisa séria. Seja um franqueado Hope: https://franquias.grupohope.com.br/seja-um-franqueado/

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens Recentes