Quais são as responsabilidades da franqueadora e quais são as dos franqueados

16 / 01 / 2024

Em franquia, temos de um lado a franqueadora, detentora da marca e de toda a expertise, e do outro o franqueado, aquele que empreende através da concessão de uso da marca e outras vantagens. Ambos têm direitos, deveres e responsabilidades. Entre as responsabilidades da franqueadora temos todo o suporte e compartilhamento de informações.

A relação entre as partes deve ser vivenciada com transparência e confiança, do contrário, está fadada ao insucesso. Portanto, cabe ao franqueado honrar o uso da marca e zelar por sua imagem, afinal, é essa imagem que garante o sucesso do seu negócio.

Neste artigo, vamos abordar sobre o que cabe a franqueado e franqueadora na relação de negócio no modelo de franchising.

O que é e como funciona o modelo de franquia

Podemos entender que o modelo de franquia começa com um negócio que encontrou uma receita de fazer dar certo, percebeu uma capacidade de expansão, mas seu criador não quer ser dono de várias lojas, mas somente da marca e do know-how.

Neste sentido, ele desenvolve um plano de negócios no qual padroniza o modelo de operações, cria algumas regras e meios de apoio e suporte e cede a outros empreendedores o direito de uso de sua marca e todo o seu conhecimento para montarem seu próprio empreendimento, fazendo parte de uma grande rede que se apoia para crescerem juntos.

Dessa maneira, o franqueado tem acesso à expertise da franqueadora, a uma marca já reconhecida pelo mercado e mais alguns benefícios e diferenciais que trazem inúmeras vantagens de quem optar por empreender de maneira solo.

Ganham as duas partes, desde que celebrem acordos e cumpram com ele, entendendo quais são as responsabilidades da franqueadora e do franqueado. Para isso existe a COF – Circular de Oferta de Franquia, um documento de imensa importância que antecede o contrato.

COF – responsabilidades da franqueadora e franqueado no papel

Cada rede de franquias tem suas próprias regras e contrapartidas, além de um percurso até a abertura de uma nova unidade franqueada. Entre cada passo, desde o interesse do potencial franqueado até a assinatura do contrato, existe a COF.

A COF é um dos documentos que mais merece atenção e importância na relação franquia x franqueado. Uma das responsabilidades da franqueadora é elaborar este documento de maneira completa, detalhada e de fácil entendimento. Já o aspirante a franqueado deve lê-lo com atenção até que não reste nenhuma dúvida. O apoio de um advogado pode ser bem interessante. 

Isso tudo porque é na COF que estão todas as regras, contrapartidas, obrigações e direitos de cada parte, além de custos, valores, metas, estimativas, regras e informações cruciais para que o negócio possa fluir com sucesso.

O que é fundamental estar inserido na COF:

  • Histórico da franquia;
  • Balanços e demonstrações financeiras;
  • Questões judiciais se houver;
  • Investimento e taxas de royalties, propaganda, entre outras;
  • Localidade de instalação;
  • Suporte e acompanhamento;
  • Padronização de equipamentos e produtos;
  • Treinamentos e capacitações.

O que cabe à franqueadora

A primeira obrigação, que cabe tanto à franqueadora quanto ao franqueado, é o cuidado com a marca, já que é ela quem garante a expansão e o sucesso dos negócios.  Esse zelo passa principalmente por uma gestão orientada para o consumidor, que deve nortear a elaboração do plano de negócios, entre as responsabilidades da franqueadora, a principal. Entre as demais, estão:

  • Selecionar os franqueados;
  • Elaborar contrato;
  • Oferecer suporte e apoio de maneira sistemática;
  • Desenvolver ações de marketing institucional;
  • Ministrar treinamento e capacitações;
  • Criar uma rede de fornecedores homologados.

O que cabe ao franqueado

A primeira regra que o franqueado deve cumprir é seguir as diretrizes da franqueadora e manter a relação transparente. Para além:

  • Definir ponto comercial;
  • Formalizar a empresa;
  • Montar e gerir a equipe de trabalho;
  • Criar carteira de clientes;
  • Participar das atividades organizadas pela franqueadora como treinamentos, capacitações, encontros, entre outras.

A Hope é uma franquia que vai além das suas responsabilidades, oferecendo inclusive uma universidade online com treinamentos dos mais variados, a Plataforma Desenvolva e suporte desde a captação, em marketing, gestão financeira, área jurídica e outras frentes.

Agora que você já sabe as responsabilidades de uma franqueadora e de um franqueado, e que a Hope tem diferenciais importantes, venha para a nossa rede. Seja um franqueado Hope.

https://franquias.grupohope.com.br/seja-um-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens Recentes