Em tempos em que a experiência e conveniência do cliente são valores caros demais para uma marca, é essencial pensar nas múltiplas maneiras de fazer o produto ou serviço chegar ao consumidor. Pensar quantos e quais canais de venda e relacionamento serão ofertados é uma estratégia indispensável, ainda mais para redes de franquias e seus franqueados.
Neste sentido, o Grupo Hope reforçou seu projeto de omnicanalidade através da implementação do App Commerce, uma solução inovadora e de grande eficiência na digitalização e aumento das vendas.
O Grupo Hope sabe da importância de estar onde a sua consumidora precisa que ele esteja. Vamos conhecer um pouco mais dessa história.
Omnicanalidade presente desde a fundação
O Grupo Hope sempre foi inovador em essência e teve em seu fundador, o libanês Nissim Hara, um homem à frente de seu tempo. Falecido em 2020, Nissim Hara já previa há muitos anos que a estratégia chave para o varejo seria a omnicanalidade, ou seja, vários canais de venda de forma integrada para o cliente comprar e receber da forma que lhe fosse mais conveniente.
O e-commerce da Hope, um dos primeiros de varejo de moda no país, foi lançado em 2006, desde aquela época Nissim Hara alertava que as vendas seriam digitais, mas a entrega seria feita pelas lojas. Comprovando a necessidade de integração e a força de cada canal.
Aliás, dentro do conceito de omnicanalidade, não existe um canal melhor ou mais importante que o outro, mas uma união da força de cada um para oferecer ao cliente o mix que ele considera mais interessante.
Vale ressaltar também que o cliente não vive a experiência de uma única modalidade de compra. Ele pode comprar pelo aplicativo, por exemplo, e em outra oportunidade comprar em uma das unidades franqueadas.
A transformação digital junto aos franqueados
Ao contrário do que muita gente pode pensar, criar canais de venda digitais não é um ponto negativo ou diminuidor de venda em relação às lojas off-line, ao contrário. Como diz o ditado, uma mão lava a outra.
Desde a implementação do e-commerce em 2006 e do aplicativo de vendas em 2020, o plano sempre foi equipar tanto franqueados quanto parceiros multimarcas (um outro canal de venda existente desde a fundação como fábrica) para não só ter acesso e conhecimento das ferramentas de vendas online, como capacitar e gerar materiais, dos mais diversos para saber operar e se relacionar com a consumidora em cada um deles.
A estratégia é tornar os franqueadores influenciadores digitais dos seus clientes e potenciais clientes a partir da sua localização.
A ideia é que cada unidade franqueada seja lugar de relacionamento, despertando o desejo e o interesse da consumidora de ir à loja outras vezes, tendo contato com a experiência física, com o atendimento humanizado e com as novidades de modelos e peças a olhos vistos. Dessa maneira, o digital é a porta de entrada para a loja física. Nela, todo o trabalho de atendimento fará a diferença e fidelizará o cliente.
A omnicanalidade do Grupo Hope
É necessário fazer uma distinção em relação ao termo omnicanalidade, pois para muitas marcas a estratégia omnichannel implica em somente dispor de diversos canais de venda e relacionamento.
Contudo, ser omni é ter todos os seus canais de vendas integrados, somente dessa maneira não há canibalização de um com o outro. É a soma dos canais que permite o fortalecimento da marca e sua expansão, aumento de vendas, além de negócios lucrativos e rentáveis para todos os envolvidos, em especial os franqueados.
Com essa mentalidade de integração, o Grupo Hope obteve um resultado acima do esperado quando o mundo vivenciou a pandemia e com ela o lockdown. Foi um trabalho construído anteriormente e reforçado à época que permitiu ao grupo e aos seus franqueados sentir o impacto com menos intensidade, chegando inclusive a ter vendas expressivas até mesmo pela necessidade de estar em casa com conforto da forma que fosse viável.
As vantagens para os franqueados Hope
Atuar com uma marca forte, reconhecida e referência no seu segmento já é, em si, uma grande vantagem para o franqueado do Grupo Hope. Entretanto, lidar com uma marca que atua fortemente com a omnicanalidade abre um leque de vantagens para o franqueado que não é somente um canal, mas tem acesso à integração com os demais canais, aumentando o potencial do seu negócio.
Invista em quem investe na omnicanalidade. Seja um franqueado Hope.