HOPE mostra como garantir qualidade e padronização na sua franquia

16 / 01 / 2025

A gestão de uma franquia deve ser feita a partir de metas e valores. No entanto, há um desafio a mais, que é o de garantir qualidade e padronização para o sucesso desejado. Na Franquias Hope, compreendemos que essa métrica é essencial para que o cliente tenha mais consistência em suas experiências de compra.

Dessa forma, a marca é fortalecida e ganha ainda mais visibilidade no mercado, beneficiando a todos os envolvidos. No entanto, como é possível ter e manter a qualidade e a padronização da sua franquia? Um dos passos mais importante é desenvolver manuais de operação, com aspectos muito bem detalhados.

Esses “mapas” devem ser abrangentes, com diretrizes claras sobre todos os parâmetros operacionais da franquia. Ou seja, desde o atendimento ao cliente até as demais operações de vendas, estoque, organização da loja etc. Manuais detalhados servem como um guia para a gestão. Com eles, os padrões da marca podem ser mantidos em todos os seus pontos de vendas, garantindo credibilidade para a franquia e os franqueados. Na Franquias Hope, por exemplo, esta reputação vai além dos manuais: está inscrito na história da marca.

De acordo com o Sebrae, é importante que os manuais de operações estejam atualizados e com linguagem clara para que ninguém tenha dúvidas sobre as regras de padronização da marca.

Equipes capacitadas garantem qualidade e padronização 

A qualidade e a padronização da franquia dependem diretamente da equipe e da maneira como ela realizará todas as tarefas. Todos os colaboradores da sua franquia devem estar alinhados com os padrões da marca e periodicamente atualizados acerca de novas práticas, lançamentos de produtos, campanhas e promoções. 

A Franquias Hope, por exemplo, oferece programas de formação contínua para as equipes, de modo a garantir que o time todo esteja bem-preparado para entregar o que o cliente deseja: a melhor experiência possível. Nossos franqueados podem repassar conteúdos técnicos para a equipe, mas a Franquias Hope oferece todo o suporte necessário.

Além de investir na capacitação dos colaboradores, é importante também que toda franquia implemente um sistema próprio de auditoria de qualidade para avaliações periódicas e o monitoramento dos padrões e qualidade. Acompanhar o cumprimento dos parâmetros estabelecidos para a marca é essencial.

Para isso, ferramentas de checklist, por exemplo, podem ser aplicadas e úteis na inspeção do desenvolvimento dos trabalhos, compreendendo desde a apresentação da loja até mesmo a execução dos serviços e atendimento ao cliente. Assim, você, como gestor, poderá identificar áreas carentes de melhorias e tomar as melhores decisões possíveis – corretivas ou preventivas.

Tecnologias para padronização podem (ou devem) ser usadas

Sabemos que a tecnologia é uma forte aliada para o sucesso dos negócios. E quando o assunto é padronização, ela tem muito a contribuir. Aqui, a Franquias Hope indica o uso de sistemas de gestão integrados para monitorar as atividades da sua franquia em tempo real, entre elas, vendas e estoque.

Muitos softwares de gestão permitem a supervisão centralizada da franquia, de modo a garantir que todas as práticas operacionais estejam em conformidade com os aspectos de qualidade e padronização estabelecidos para a marca e suas unidades franqueadas.

Cultura de excelência

Como a qualidade é o foco e valor central de toda marca, a Franquias Hope fomenta a cultura de excelência há mais de 60 anos, incentivando seus franqueados e equipes na busca pelo conhecimento e melhoria contínua em todas as atividades. Para garantir a qualidade e a padronização da franquia, é imprescindível que todas as unidades possam promover um ambiente onde esses valores sejam o fator principal. Além disso, é importante recompensar os executores dos serviços excelentes, de modo a criar um ciclo positivo e contínuo. Por exemplo, na Franquias Hope é possível realizar, em cada unidade, campanhas internas de reconhecimento para motivar o time a manter altos padrões de desempenho.

Para isso, a comunicação é a chave certa e ela deve ser clara e eficaz. Nossa dica é estabelecer canais efetivos para que haja um compartilhamento de informações e feedbacks. Na Franquias Hope mesmo utilizamos uma plataforma de comunicação centralizada para garantir que os franqueados estejam sempre bem-informados quanto aos procedimentos da marca para compartilhar dúvidas e sugestões de maneira rápida e eficaz. Dessa forma, podem atualizar os colaboradores das unidades e replicar esse tipo de comunicação aberta.

Atendimento ao cliente

A padronização é primordial para o sucesso de uma franquia e um dos seus pilares é o atendimento ao cliente. É importante desenvolver manuais de atendimento, com métricas indispensáveis para a execução da respectiva tarefa, além de treinamentos específicos para garantir que todos os colaboradores sigam os mesmos padrões de excelência e qualidade no relacionamento com o público. A Franquias Hope prioriza o atendimento personalizado e atencioso para assegurar que os clientes sintam-se  valorizados e estejam sempre satisfeitos. 

Também pode-se investir em um sistema de feedback contínuo para que o consumidor possa compartilhar suas experiências. Na Franquias Hope levamos isso a sério, o que permite que o franqueado utilize tais informações para identificar pontos de melhoria e/ou aprimoramento. Pesquisas de satisfação e análises críticas são ótimas.

Garantir qualidade e padronização pode não ser uma tarefa simples, mas com as diretrizes corretas os resultados são sempre favoráveis. Na Franquia Hope ressaltamos que a padronização, além de fortalecer a marca, proporciona as melhores experiências aos clientes. Nossas dicas aqui levam a um caminho seguro rumo a excelência contínua vista em todos os detalhes e em cada atividade. Quer saber mais a respeito? Entre em contato conosco!

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